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Perguntas sobre o movimento gótico

 

 

 

01.O que significa a palavra Gótico?


A palavra Gótico já teve inúmeros significados nos últimos 2000 anos, alguns destes significados relacionados entre si, outros não. Neste FAQ estamos abordando apenas a Sub-Cultura urbana que surgiu na Inglaterra no começo dos anos 1980 e se desenvolveu e se espalhou pelo mundo todo até hoje.

02.Porque esta Sub-Cultura recebeu o nome "Gótico"?


Na passagem dos anos 70 para os anos 80 este rotulo foi usado inicialmente como adjectivo, ironia ou brincadeira para definir um estilo (música, visual, comportamento) que surgiu na Inglaterra. Após 1983 o nome pegou completamente, e denomina até hoje a Sub-Cultura mundial que aí se originou.

03. Mas o Nome Gótico não foi dado por causa dos bárbaros (Góticos, Visigóticos, Ostrogóticos, etc) que invadiram o Império Romano nos séculos IV e V?


Não. Ao longo dos séculos as palavras Goth e Gothic, em Inglês, desenvolveram vários outros significados.

04. Já sei: Então o nome Gótico foi dado a esse movimento por causa das catedrais Góticas do sÈculo XI a XIV?


Não directamente. Nem essas catedrais eram chamadas de Góticas quando foram construídas. Elas foram chamadas de “Góticas” muito tempo depois, pelos Renascentistas e Iluministas, pejorativamente, para criticar a Ideologia Católica da Idade média, a qual se opunham.

05. Então as Catedrais Góticas não foram construÌdas pelos Godos (Goticos)?


Não.
Elas foram construídas muitos séculos depois que os Godos já tinham
se diluído na cultura Europeia. Essas catedrais expressam a ideologia e estética da Igreja Católica na Época.

06. Qual o significado de “Goth ” em Inglês ?


O adjectivo “Goth ” em Inglês carrega sentidos que lembram: vitoriano,
sombrio, misterioso, fantasmal, o­nírico, macabro, amedrontador, etc.

07. Então tudo que é vitoriano, sombrio, misterioso, fantasmal, o­nírico, etc. é Gótico ?


Sim, mas não no sentido exacto que foi usado para designar o movimento estético e a Sub-cultura que surgiu em 1980. Lembre-se que o uso foi metafórico e também irónico.

08. Como a palavra Goth adquiriu este sentido em Inglês?


No século XVIII para o XIX existiu um movimento literário chamado Romantismo e outro chamado Romance Gótico que estabeleceram a imagem de Gótico como sombrio, fantasmagórico, misterioso.

09. Isso aconteceu por que as Catedrais Góticas são Sombrias?


As catedrais góticas não são Sombrias. Arquitectónicamente, elas são caracterizadas por grandes janelas cobertas de vitrais coloridos. As paredes se resumem quase que a molduras das janelas. A estrutura geral é leve.

10. Por que diabos elas foram então chamadas de “Góticas“?


Pela “Oposição” dos movimentos filosóficos e artísticos que vieram depois, para critica-las.


11 . Então por que os Românticos usaram “Gótico” como algo bom ?


Por que já tinha se passado mais de um século, e os Românticos resolveram
criticar aqueles que tinham criticado o fim da Idade média. Assim, o que
era um nome pejorativo passou a ser o nome "fixe" de uma estética.


12. Caraças! Isso influenciou o movimento que surgiu nos anos 1980?


Não directamente. Ainda estamos falando do sentido da palavra. Muitas coisas influenciaram também. Existem as influências directas, as influências do contexto, as referências indirectas, a reapropriação de conceitos...

13. Quais são as influências diretas?


Musicalmente, vamos considerar influências directas aquelas desde meados dos anos 60 em diante. Levando em conta os estilos musicais e entrevistas podemos citar os movimentos: o Krautrock, o Glam, o Proto-Punk, e o Beat. Entre os artistas que influenciaram directamente, de 1965 a 1975 temos: David Bowie, Nico, Velvet Underground, The Doors, Lou Reed, Iggy Pop & The Stooges, John Cale, Roxy Music, Brian Eno, Cabaret Voltaire, Patty Smith, T-Rex, New York Dolls, Kraftwerk, Throbbing Gristle, Pere Ubu, Suicide, Leonard Cohen, Johnny Cash, etc.

14. Mas o Gotico é apenas um estilo Músical?


Não… uma Sub-Cultura completa. Sem dúvida a música é um eixo importante. Mas, como em qualquer Cultura, outros elementos são constituintes também.

15. O que é uma Sub-Cultura?


… uma cultura paralela a Cultura oficial, que não combate a cultura oficial, mas também não a aceita. Uma Sub-Cultura busca construir um universo a parte, que faça sentido para seus membros, com Música, Pintura, Literatura, Roupas, Eventos, Festas, Lojas, Trabalho, Relações Humanas, Comportamento, etc.


16. E como é a Literatura da Sub-Cultura Gótica?


Não existe Literatura “da” Sub-Cultura Gótica, existem vários estilos literários mais apreciados nesta Sub-Cultura, entre eles, o Romance Gótico (Walpole, Mary Shelley, etc), Romantismo (W.Blake, Keats, Byron, E.A.Poe, etc) a poesia Simbolista/Decadentista (Baudelaire, T.S.Elliot, Rimbaud, Oscar Wilde, etc) o romance Existencialista (Camus, Sartre, etc), Literatura Beat (Gisnberg, Burroughs), etc.

17. Mas meu professor de Literatura disse que existe Literatura Gótica, ele
não sabe disso?


Ele está certo, apenas está se referindo a uma tendência ou movimento especifico dentro da Literatura, e não especificamente a Sub-Cultura Gótica de que falamos aqui.

18. A Literatura Gótica influenciou o movimento dos anos 1980?


Não directamente, mas sem dúvida esse movimento fez re-leituras ou sátiras da Literatura Gótica. Essa Literatura também serviu de tema para Movimentos Artísticos anteriores, que influenciaram o movimento estético dos anos 1980, como por exemplo o Expressionismo.

19. E como posso saber que estes movimentos artísticos influenciaram directamente a Sub-Cultura gótica?


Porque eles são citados directamente pelas bandas ou tem suas estéticas usadas por elas. Encontramos citações tanto directas quanto de estilo nas capas de álbuns, nas músicas e nas letras.

Alguns exemplos: 


- o nome e o logotipo da banda Bauhaus são os mesmos da escola artÌstica (pintura e arquitetura) alem„ Bauhaus, da qual podemos citar alguns artistas como Paul Klee, Kandinsky, Gropius, etc.
- A música “Killing an Arab” do The Cure È baseada no romance “O Estrangeiro”, (do existencialista francês Albert Camus). O Bauhaus tem uma música com o nome do teatrólogo surrealista francês Antonin Artaud (“teatro da crueldade”) e outra com o nome do actor do cinema expressionista Bela Lugosi.
- musicalmente, temos muita influência da música desenvolvida pelo modernismo, com conceitos como o minimalismo, música Ètnica, musica eletrônica, não–música, etc, etc. Se você procurar, encontrar· muitos outros exemplos. Maiores informações sobre música erudita contemporânea:

20- Quem foi Bela Lugosi?


Bela Lugosi (1882-1956) foi um famoso actor de origem húngara que participou de inúmeros filmes, mas foi imortalizado como o Dracula canastrão produzido por Tod Browning (“Dracula”, 1932 ).
A música “Bela Lugosi is Dead” (1979) da banda gotica Inglesa Bauhaus se refere a ele, e È considerada por muitos o “hino gótico”.

21. O Expressionismo e o Cinema Expressionista tem a ver com o Gótico?


Tanto a estética dos filmes como a da pintura Expressionista tem sido bastante usada pelos Góticos desde os anos 1980. Ex: filmes como “O Gabinete do Dr. Caligari”, “Metropolis” “Nosferatu” e “Dracula (1932)”, entre muitos outros. O cinema de terror “B” também é uma fonte inesgotável de inspiração para o humor Gótico.

22. Os Goticos só vestem preto? Eu tenho que vestir preto para ser Gótico?


Você não precisa vestir só preto e nem os Góticos vestem apenas preto. Mas buscam um grande contraste e super posição de estilos diversos. O importante é o efeito dramático. Geralmente isto é conseguido usando alguma peça de tom escuro.

23. O Gótico verdadeiro È apenas o dos anos 80?


Não. A Sub-Cultura e o género musical surgiram e se caracterizaram nos anos 80, mas continuaram a crescer e a se desenvolver mundialmente nos anos 90 e continuam até hoje.

24. Então por que dizem que o Gótico dos anos 80 acabou nos anos 90?


Porque em 1 de Janeiro de 1991, os anos 80 acabaram e começaram os anos 90, assim, os álbuns lançados a partir desta data não poderiam jamais ser considerados como anos 80 por uma questão cronológica.... Porém, muitas bandas góticas dos anos 80 continuaram em actividade nos anos 90 e muitas outras surgiram nos anos 90 tanto com novas propostas quanto inspiradas nas bandas dos anos 80 e isso acontece até os dias de hoje, logo, o Gótico não só nunca acabou como não houve nenhum período o­nde ele tenha deixado de existir. Apenas a informação das cenas Góticas dos Estados Unidos e da Europa deixou de chegar aqui, até o público brasileiro, como chegava até o começo dos anos 90.

25. Quais são as principais bandas dos anos 80?


Bauhaus, Siouxsie and The Banshees, Cocteau Twins, Dead Can dance, The Cure, Joy Division, The Damned, X-Mal Deutschland, Echo and The Bunnymen, The Smiths, Sisters of Mercy, The Mission, Einsturzende Neubauten, Alien Sex Fiend, Nick Cave, Opera Multi Steel, Poesie Noire, Clan of Xymox, The Fields Of The Nephillin, The Jesus and Mary Chain, Depeche Mode, Mecano, Front 242, Trisomie 21, Malaria, Christian Death, Sex Gang Children, Mephisto Walz, UK Decay, Killing Joke, Black Tape For a Blue Girl, Kirlian Kamera, etc.

26. Quais são as principais bandas dos anos 90?


Switchblade Simphony, London After Midnight, Wolfsheim, Nosferatu, Inkubus Sukkubus, Faith and The Muse, Sopor Aeternus, The Cruxshadows, Love Spirals Downwards, Ikon, Bella Morte, Cranes, Miranda Sex Garden, La Floa Maldita, Rosetta Stone, Lycia, Sunshine Blind, Seraphin Shock, Project Pitchfork, The Merry Thoughts, Das Ich, Shadow Project, Diary of Dreams, Collection D’Arnell Andrea, Lacrimosa, L’Ame Imortelle, In Strict Confidence, Faith and Disease, Paralysed Age, Manuskript, Libitina, Two Witches, Abney Park, Deep Eynde, Spahn Rach, De/Vision, Beborn Beton, Wumpscut, Apoptygma Berzerk, VNV Nation, etc

27. Quais as principais bandas recentes (sÈculo 21)?


Diva Destruction, BlutEngel, The Vanishing, The Ghost of Lemora, Collide, Ego Likeness, Audra, Hatesex, Frank The Baptist, Elusive, The Creatures*, Dresden Dolls, Cinema Strange, The Last Days of Jesus, The 69 Eyes, Rasputina, The Screaming Banshees Aircrew, Scary Bitches, Zombina & The Skeletones, Darvoset, Black Ice, The Birthday Massacre, Diorama, QNTAL, Helium Vola, Katzenjammer Kabaret, Klimt 1918, Placebo, Elusive, Welle Erdball, Tragic Black, Devilish Presley, Human Disease, Scarlet Remains, Carfax Abbey, Anders Manga, Shadow Reichenstein, Eisbrecher, Android Lust, Voltaire, etc

(boa parte das bandas dos anos 90 que continua em actividade hoje, e algumas dos 80’s também).

28. Existem bandas brasileiras em actividade hoje?


Sim. Exemplos: Elegia, Tears of Blood, Scarlet Leaves, Zigurate, The Forest, Strangeways, Banda Invisivel, Dead Roses Garden, Maldita, Vesuvia, NecrÛpolis, Closer, Downward Path, Crippled Ballerinas, A Industrya, Pecadores, Digital Terror, Sunseth Midnight, Seduced by Suicide, Dancing in Tears, X-Devotion etc

29. Mas então o Gothic Metal não foi a evolução do gótico nos anos 1990?


Nããaãããããaãão!!!!
A falta de informação ocorrida na cena Gótica brasileira nos anos 90, gerou um espaço propício para a proliferação da ideia de que o Gótico havia acabado e que o Gothic Metal seria a “evolução” do Gótico. Ideia essa muito interessante para as gravadoras e produtoras interessadas em comercializar esse “rótulo”. A partir dai, qualquer banda de Metal que tivesse vocal feminino lírico ou teclado ou letras “trevosas-du-maaal” passou a ser comercializada sob o rótulo Gothic Metal, sendo que muitas vezes isso era imposto as bandas pelas gravadoras como condição para a gravação.

30. Góticos são deprimidos?


Não. Depressão È uma doença, um distúrbio bio-quÌmico do organismo que pode ser gerado ou não por distúrbios emocionais e, como qualquer doença, deve receber tratamento mÈdico e psicológico. Góticos apenas não fogem dos aspectos e momentos dolorosos ou mais tristes da vida, pois consideram que estes são partes integrantes da vida, assim como o ano tem tanto inverno como verão. Você pode dizer que os Góticos são Melancólicos e Saudosistas, esses termos são mais apropriados (não que saibamos exatamente do que temos saudade, mas devemos ter perdido algo muito legal... :-).

31. Melancolia é tristeza?


Não. Tristeza È algo muito chato, apesar de fazer parte da vida. Já Melancolia È algo mais interessante! Posso ser melancolicamente triste, ou melancolicamente alegre, ter prazeres melancolicamente, rir melancolicamente ou chorar melancolicamente. A base da Melancolia È a presença constante da cosnciência de que a vida e cada experiência vivida está fadada ao fim.(mas não È por isso que vamos deixar de aproveitar todos os bons momentos, não È mesmo?)

32. Góticos cometem o suicÌdio?


Claro que não, senão não existiriam mais Góticos :)

33. Góticos tem religiâo?


Só aos domingos ! =)
Brincadeira. Os Góticos podem ter a religião que eles bem entenderem, ou nenhuma, mas essa é uma escolha pessoal, não tendo nada a ver com a sub-cultura Gótica. … evidente que pessoas ligadas a religiões muito conservadoras e que seguem suas regras ao pé da letra podem ter problemas com alguns elementos da poesia, da música, do comportamento, do visual, e do discurso da sub-cultura gótica, que vão contra algumas regras tradicionais ou conservadoras.

34. Góticos são etnicamente brancos?


Não. Góticos costumam usar maquiagem de teatro, cinema antigo, cabaret ou circo, para expressar dramaticidade e/ou androginia.

35. Mas por que querem expressar isso?


Como a sub-cultura Gótica/Darkwave existe em um contexto de “fuga e crítica” a sociedade Industrial-Positivista, essa sub-cultura adotou vários elementos estéticos considerados “antigos” de grupos considerados “underground” ou “decadentes” ou “pervertidos” ou ”artÌsticos” no passado. Ex: a estÈtica de teatro, cinema expressionista ou noir, circo, vaudeville, etc.

36. O Gótico surgiu do Punk?


Não apenas do Punk. O Punk teve o efeito de dar notoriedade a muitos artistas, mas muitas influências diretas do Gótico e da Darkwave são anteriores ao Punk 1976- 77. Se o Gótico tivesse simplesmente surgido do Punk, a maioria de suas características principais teriam surgido do nada. O Glam-Rock, o New-Romantic e o KrautRock, por exemplo, tambÈm tiveram grande influência na formação do Gótico.


37. Que outros estilos musicais e sub-culturas influenciaram e influenciam de alguma forma a música da Sub-Cultura Gótica?

Algumas dúvidas sobre isso Serão esclarecidas aqui neste forum.



38. O que é Pós-Punk?


Não vamos entrar em detalhes da historia do Pos-Punk aqui. Do ponto de vista do Gótico, basta saber que de 1979 a 1983, entre as muitas bandas que eram consideradas Pos-Punk apenas algumas eram ao mesmo tempo consideradas Góticas. Assim, nem tudo o que é Pos-Punk È Gótico!!!

39. Ah! Entendi! Então nem tudo o que È Pos-Punk È Gótico! Mas e o que È Gótico È Pós-Punk?


Nâãããããão!!! Talvez apenas bem no começo, quando, afinal, praticamente TUDO era Pos-Punk e a Sub-Cultura Gótica ainda não havia se definido. Hoje a Sub-Cultura Gótica abraça vários outros estilos.

40. Qual a diferença entre Gótico e DeathRock?


Sabe aqueles casais que vivem resmungando e brigando o dia inteiro por décadas a fio, mas que não tem coragem para se separar, nem para admitir que se amam? … um caso desses. A diferença È de grau, alguns elementos são mais explorados no Deathrock e outros mais no Gótico. Musicalmente o Death-Rock costuma trabalhar com tendências mais próximas ao punk, apesar de algumas bandas trabalharem com rock e eletrônico, mas sempre de forma mais minimalista. Tematicamente, o Death-Rock tende mais para o humor, horror e ironia. Não que o Gótico não trabalhe tambÈm com estes traços, mas de forma menos acentuada. A temática Gótica costuma ser um pouco mais “trágica”, mas ao mesmo tempo irônica: temos certeza que vamos sofrer e morrer, mas nem por isso deixamos de celebrar a paixão.

41. Góticos tem que gostar de frequentar cemitÈrios?


Não, não existe nenhuma lei que diga que você tem que ir ao cemitério ou gostar de cemitérios para ser Gótico. Mas como na sub-cultura Gótica/Darkwave a temática da fugacidade da vida, da morte como algo que está presente o tempo inteiro dando significado a existência, do carpe diem, etc, a atração pelos cemitérios È bastante comum, seja para refletir sobre o sentido da vida ou para zombar da morte. Enquanto podemos…
Além disso, muitos Góticos (e não-Góticos também) apreciam a Arte Tumular (esculturas, pinturas e arquiteturas características dos cemitérios). Maiores informações sobre Arte Tumular em cemitérios de São Paulo:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/empresas_autarquias/servico_funerario/arte_tumular/0001

42. O que é Carpe Diem?


Ditado e estilo de vida: em Latin: “aproveita o dia” (de hoje) pois a morte pode chegar já amanhã. A versão mais usada pelos Góticos È “Carpe Noctem” (aproveita a noite) no mesmo sentido que a outra expressão.

43. Porque os góticos usam crucifixo?


O uso de um crucifixo por alguém vestido e maquiado como um gótico já È algo de deixar as velhinhas da missa das 6 da manhã‚ com os cabelos mais em pé que os nossos (e sem laca nem sabonete seco...rs). O uso de crucifixos surgiu em parte pela temática de sofrimento (paixão) e sacrifício do cristianismo e em parte pela intenção herética de colocar símbolos religiosos em contextos esdrúxulos.

44. Porque os goticos usam Ankh?


Este símbolo se tornou popular entre os Góticos sendo relacionado ao Vampirismo depois do filme “The Hunger” (Fome de Viver, 1983). Neste filme, David Bowie e Catherine Deneuve representam um casal de vampiros. No inÌcio há uma cena em que a dupla está á espreita de suas presas numa casa noturna ao som de “Bela Lugosis’s Dead”, tocada pelo próprio Bauhaus, com seu vocalista Peter Murphy cantando atrás de grades. O detalhe È que este casal de vampiros não tem caninos proeminentes: usam colares cujos pingentes são Ankhs egÌpcios com pontas afiadas que servem para cortar as veias de suas vítimas. A vampira ancestral está viva desde o antigo Egipto, o que justifica a apropriação deste antigo símbolo religioso egípcio (o Ankh) em um novo contexto. O filme discute questões existenciais sobre a vida e a morte.
Posteriormente, em 1989, Neil Gaiman usou o visual da Sub-Cultura Gótica para seus personagens da premiada série de quadradinhos “SandMan”. A personagem Morte (Death), por exemplo, È uma simpática e irónica garota Gótica que usa um grande Ankh. Esta série de quadradinhos popularizou ainda mais o uso do Ankh.

45. Os góticos são satânicos?


A subcultura Gótica/Darkwave não tem ligação com nenhuma religião ou anti-religião organizada. Aliás, no Gótico, quase tudo é pessoal e desorganizado... Aliás, é exactamente por isso que estamos fazendo esse FAQ.

46. Os góticos veneram a morte?


Só aquela da HQ Sandman, que é a maior gatinha! Mas falando a sério, essa HQ È bem legal e tem a ver com a questão da Morte na Sub-Cultura Gótica e Darkwave. Afinal, a morte é o alto preço da vida. (ver perguntas 39 e 40 )

47. Os góticos são homossexuais ou bissexuais?


Só os que são. Mas não podemos esquecer que quando a Sub-Cultura surgiu, ainda nos anos 1980, a sociedade era muito mais conservadora e machista do que hoje. Imagine um bando de rapazes usando maquilhagem e esmalte e pregando que homens podem ter sentimentos historicamente definidos como femininos?

O facto da estética Gótica/Darkwave/Death-Rock ter adoptado a Androginia ou a maquilhagem Teatral fez com que ela acabasse sendo inicialmente um refugio para indivíduos de todas as 2328 opções sexuais existentes, até mesmo para as mais depravadas de todas, como a castidade.

Então, se você vai frequentar a Sub-Cultura e a cena Gótica, precisa saber que vai encontrar pessoas de todas as orientações sexuais e que tolerância faz parte de nossa história e tradição. Mas evidentemente, seria um absurdo alguém ser obrigado a ter uma orientação sexual ou outra para fazer parte dessa cena.

48. Vejo muito visual S&M na cena Gótica. Os Góticos são sadomasoquistas?


Novamente, são os que são. Os Góticos são fetichistas, gostam de insinuar, de brincar de faz-de-conta, porém apenas alguns Góticos são realmente S&M, sendo isso uma opção pessoal. Esse visual está· presente na cena desde o inicio, nos anos 80.

49. O que significa androginia?


Androginia significa ter uma determinada aparência tal que seu sexo não possa ser definido a primeira vista. Assim, você pode encontrar uma mulher que você não consegue identificar se
È homem ou mulher, ou um homem que você não consegue identificar o sexo. Androginia é uma opção estética, e não uma opção sexual. … muito difícil conseguir parecer totalmente andrógino, (poucos nascem naturalmente assim). A maioria se contenta em adoptar elementos estéticos do sexo oposto por diversão e/ou fetichista.


50. Para ser um gótico verdadeiro eu preciso usar o visual gótico o tempo todo???


Não!
AlÈm disso precisamos entender que qualquer Cultura e Sub-Cultura tem sua indumentária quotidiana e a indumentária “de festa”. Como em qualquer evento social, nas festas as pessoas usam a “indumentaria cultural” mais completa e especial. Em outras palavras, você não precisa usar sobretudo de lã e maquilhagem teatral sob um sol de 40 graus e nem pedir demissão do seu trabalho porque lá as pessoas não entendem muito bem o seu visual....
Todavia a indumentária É um elemento cultural importante em qualquer Sub-Cultura.

51. Para ser Gótico eu preciso ser Vampiro? Se eu sou Vampiro eu sou Gótico?


Nem uma coisa nem outra. Existe a Sub-Cultura Gótica/Darkwave que aborda as vezes também temas vampiricos, entre muitos outros. Existe, paralelamente , uma cena VampÍrica . Assim:
A ) você pode ser Gótico
B ) você pode ser Vampírico
C ) você pode ser ambos
Em qualquer um dos três casos, as pessoas frequentam ambas as cenas, se
assim o desejarem.

52. O que é “Mixirica” ?


Mixirica é uma gíria já antiga na cena Gótica brasileira, que pode ser usada tanto de forma carinhosa como pejorativa. “Mixirica” significa “exagerar” ou ser “afectado” no comportamento, linguarejar ou visual Gótico. Pode querer dizer que algo é “estereotipadamente gótico”, tanto para o bem como para o mal.
Afinal todo mundo tem seu momento mais “mixiricoso” e isso sempre é muito divertido.

53. O que È Wannabe?


Wannabe significa “ querer ser” em Inglês. Significa alguém novo em uma
cena, que ainda está aprendendo sobre ela mas ainda não sabe muito. Dependendo da pessoa que usa o termo, pode ser usado no sentido positivo ou como crítica (o que, infelizmente, é mais comum).

54. Quais os sÌmbolos mais recorrentes na Sub-Cultura Gótica?


Observando a produção artística relacionada a Sub-Cultura Gótica desde seu começo até hoje, alguns sÌmbolos e imagens são recorrentes:

Lua
Prata
Água
noite
outono e inverno
sensualidade
decadência
Expressionismo
feminilidade (no caso das mulheres) e Anima (parte feminina no homem)
onÌrico
Surrealismo
DionisÌaco
Intuição
Androginia
Drama
Emoção
anti-racionalismo
anti-mecanicismo
anti-positivismo
serpente
vampiro
bruxa, feiticeira, magia
ennui, spleen
horror com humor
obscuridade
paixão
existencialismo
anjos caÌdos
urbanidade problemática/ cidades vazias
romantismo
seasonal, cÌclico
hedonismo


55- Agora que eu já li tudo isso eu sei tudo sobre o que È Gótico?


Não, os seus problemas acabaram de começar. Aprender È aumentar a complexidade de nossas dúvidas e torna-las mais interessantes e menos banais.


Texto de: Henrique A. Kipper & Flávia Flanshaid

 

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